terça-feira, 25 de novembro de 2008

Projeto de Aprendizagem- Transformação da Caatinga



AÇÃO DO HOMEM




APRESENTAÇÃO

Com o processo crescente de degradação ambiental e social da região de Irecê, percebemos a necessidade de novos estudos e pesquisas para melhor compreensão dessa realidade.
A partir desse quadro, com o apoio do professor Helmut Muller, na atividade de Geografia, reunimos em grupos e elaboramos um projeto para estudar a Caatinga do Município de Irecê.
Pretendemos analisar o processo histórico, suas causas e conseqüências para tentar evitar um colapso sócio econômico e ambiental, procurando implementar o desenvolvimento sustentável como um processo alternativo de transformação do quadro atual. Desta forma, estaremos proporcionando um equilíbrio ambiental e a justiça social.


OBJETIVOS GERAIS


Conhecer a ação do homem sobre a transformação da natureza, procurando fazer uma conscientização sobre as conseqüências desta ação em toda sua amplitude, possibilitando uma participação propositiva e reativa nas questões sócio-ambientais e locais.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS


*Reconhecer, na paisagem local e no lugar em que se encontram inserida, as diferentes manifestações da natureza e a apropriação e transformação dela pela ação de sua coletividade, de seu grupo social;
*Saber utilizar a observação e a descrição na leitura direta ou indireta da paisagem, sobretudo por meio de ilustrações e da linguagem oral;
*Reconhecer a importância de uma atitude responsável de cuidado com o meio em que vivem, evitando desperdício e percebendo os cuidados que se deve ter na preservação e na manutenção da natureza;
*Fazer leituras de imagens, de dados e documentos de diferentes fontes de informações, de modo a interpretar, analisar e relacionar informações sobre o espaço geográfico e sobre as diferentes paisagens;
*Identificar e avaliar as ações dos homens em sociedade e suas conseqüências em diferentes espaços e tempos, de modo a construir referenciais que possibilitem uma participação propositiva e reativa nas questões socioambientais locais.


CONTEÚDOS:


# Textos escritos informativos;
# Textos imagéticos: fotos, ilustrações, gráficos, legendas, mapas e plantas;
# Realizar entrevistas, debates e pesquisas e visitas ao local estudado;
# Organizar e montar painéis, murais e exposições


JUSTIFICATIVA:


Pensando em conhecer a paisagem local do município de Irecê, em que se encontram as diferentes manifestações da natureza e a apropriação e transformação dela pela ação de sua coletividade de seu grupo social, desenvolvemos este projeto procurando realizar trabalhos de conscientização para preservação da nossa caatinga.
Assim, é de fundamental importância estudar a relação da comunidade com o seu meio, como se dá o processo de utilização dos recursos naturais, como vivem e sobrevivem os homens que habitam próximos a uma área delimitada para conservação. Essa compreensão é decisiva para o sucesso das estratégias de preservação dos ecossistemas.


PROBLEMATIZAÇÃO:


*Como se encontra a Caatinga atualmente em nossa região?
*Quais os tipos de plantas nativas da Caatinga?
*O que podemos fazer para conservar a Caatinga?


PROCEDIMENTOS:


*Observar através de slides a paisagem natural e transformada;
*Quadro meta- cognição;
*Planejar um passeio para conhecer a paisagem local;
*Retomar o quadro meta-cognição;
*Leituras de textos informativos;
*Trabalhos em grupos;
*Leituras de mapas da região;
*Pesquisas, cartazes, entrevistas, murais, painéis e exposições;
*Palestra e debates como culminância do projeto.



RECURSOS:


*Retroprojetor
*Papel metro
*Cola
*Lápis
*Borracha
*Tesoura
*Mapas
*Fita adesiva
*Câmara digital
*Papel ofício
*Piloto
*Cartolina
*Fotos
*Internet
*Dicionário
*Outros



TEMPO:


*Oito semanas (duas aulas semanais)


AVALIAÇÃO:


A avaliação será realizada através de observações, participações dos alunos, registros, atividades em grupos, para que se possa ter um quadro real das aprendizagens conquistadas.




PRODUTO ELABORADO


*Palestras e debates com convidados especialista nesta área.

terça-feira, 18 de novembro de 2008

FESTA EM HOMENAGEM A DONA PALAVRA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA-SÉRIES INICIAIS/ENSINO FUNDAMENTAL
ATIVIDADE: NARRATIVA SOBRE A OFICINA DA PALAVRA ESCRITA
PROFESSORA ORIENTADORA: LÍCIA BELTRÃO
“DONA PALAVRA”



Desde o início de minha escolarização, nunca tinha parado para refletir sobre a grande importância ao que se refere à palavra, em todo seu sentido.
Só o nome “palavra” já diz tudo e a partir dela damos vários significados, trazendo para muitos contextos e produções criativas, na qual estamos buscando em todo momento, o seu uso contínuo.
A partir do momento que iniciamos a atividade Oficina da Palavra Escrita com as professoras Lícia Beltrão e Paula Moreira, que por sinal deram um show de sabedoria, passamos a ver com outro olhar, seja ele de curiosidade, ou mesmo de expectativa, sobre o estudo da palavra.
As palavras, nestes encontros da oficina, estiveram presentes no texto “A Palavra” de Pablo Neruda. E como diz o autor, [...] Tudo está nas palavras [...]. Por isso, amo-as.
Estiveram presentes também, os textos de Lia Zatz, Fernando Passos e Bartolomeu Campos de Queiroz, com o texto “Uma Palavra Só”, onde, através de uma única palavra, podemos construir várias outras.
E nesta brincadeira, com os nossos nomes, inventamos poesias, músicas, frases, etc. Cada um pode usar a imaginação e se debruçar num mar de idéias.
Desta forma, podemos brincar com as palavras, dando nomes as de memórias, as quentes, as moles, as indigestas, as fugitivas, as gostosas e até as pesadas estiveram presentes.
Assim sendo, podemos ficar sabendo um pouco, como surgiu à escrita, ou seja, as primeiras figuras pictórias, como forma de comunicação e também que o surgimento da escrita atual aconteceu quando os símbolos da escrita foram usados para representarem palavras da língua, ao invés de objetos ou conceitos. As primeiras formas de se estabelecer à escrita baseavam-se no princípio de uma palavra – um símbolo. A esse
sistema chamamos “logo gráficos”.
Observamos as palavras através do vídeo mostrando-nos textos informativos, publicitários, capas, fragmento fracionário de textos, jornais, charges, literários e muitos outros.
Até Bernardo Buarque de Holanda (Benvida,1968) esteve presente na leitura de texto literário em forma de canção.
Sendo assim, as palavras nos levam a ler. E para Ezequiel Rosário da Silva, “A leitura é uma prática social que para ser efetivada, depende de determinadas condições objetivas presentes na sociedade como um todo. É uma estratégia de sobrevivência.”
Já para Regina Zildeman, “É um processo irreversível de acesso ao saber.
Depois de tantas informações nestes primeiros encontros, a respeito das palavras e da leitura, podemos voltar para casa, ansiosos para chegar o dia da grande festa que faríamos em homenagem a “Dona Palavra”, que seria realizada no dia 04/11, exatamente no dia “D”, na hora “H”, no Espaço Entre Vírgulas, com o tempo de duração até a” 0” hora.
No dia anterior a grande festa, partimos para a sua organização. Pensamos em convidar o grande poeta Fernando Pessoa, o ilustre cantor Caetano Veloso, o escritor Jorge Amado, e vários outros poetas, teóricos e muitas pessoas.
Teríamos que providenciar a listra de convidados, produzir convites, a decoração da festa, a trilha sonora, homenagens em forma de telegrama, discurso, recital e Outdoor, produção de jornais com manchetes, classificados e o Buffet.
Para melhor organização da festa, nos dividimos em grupos e eu fiquei encarregada juntamente com minhas colegas Aleluia Cristina, Adair Neide, Ana Margarete, Daniela Alecrim, Edvãnia José, Gildete Ribeiro, Simone Nunes, para fazermos a trilha sonora, o discurso e o telegrama. Surgiram muitas sugestões que foram se transformaram em uma grandiosa apresentação. A colega Daniela se caracterizou de Dona Palavra, onde encheu sua roupa com várias palavras, fazendo jus a homenagem.
Para a trilha sonora, parafraseamos a música “Palavras” de Cássia Ellen e “É preciso saber viver” dos Titãs (composição de Erasmo Carlos e Roberto Carlos)
Apareceram tantos convidados para abrilhantar esta festa, que todos ficaram radiantes com tantas homenagens.
A decoração estava maravilhosa, pois fizeram uso de textos poéticos, frases e palavras. Onde se pisava, podia desfrutar de uma boa leitura.
Quem quisesse saber o local da festa, era só olhar para um enorme outdoor, bem visível aos nossos olhos, estampado palavras informativas para maior informação.
Enfim, todos os preparativos ficaram dignos da Dona Palavra e a turma se empenhou muitos para que esta festa fosse um sucesso. Também não poderia ser diferente com tantos convidados ilustres como: José Paulo Paes, Carlos Drummond de Andrade, Núbia Paiva, Cecília Meirelles, entre tantos outros.
A partir dessa grandiosa festa, podemos absorver enormes aprendizagens, contribuindo com nossa prática pedagógica, principalmente quanto ao uso das palavras, da valorização de vários escritores, poetas, de trocas de informações e valorização de nossas próprias produções. Que podemos utilizar essas estratégias com nossos alunos, proporcionando-lhes prazer ao se deparar com vários tipos textos e principalmente, não ter medo de usar as palavras.
Portanto, só tenho a dizer: “VIVA AS PALAVRAS”!