domingo, 21 de setembro de 2008

COMUNIDADES VIRTUAIS



O desenvolvimento das tecnologias trouxe novas formas de socialização, mesmo que tal socialização não seja face- a- face presencial.
Comunidades virtuais, são grupos de pessoas que se interagem através do uso de tecnologias. Tecnologias essas que estão intrínsica aos meios de comunicação.
Nas comunidades virtuais, os participantes criam novos modos de analisar a realidade, mudando os estilos convencionais, tendo o aparecimento de novas comunidades e culturas.
Destacam-se entre elas, os blogs e os sites de relacionamentos. Dentre este último podemos citar o ORKUT. O mesmo virou febre em todo o mundo e principalmente aqui no Brasil, onde alcançou a inclível marca de 20 milhões de usuários.
Os blogs são a versão moderna dos antigos diários. Neles inúmeras pessoas contam a quem quiser saber, histórias íntimas, engraçadas, tristes,etc.Permitem ainda aos leitores comentarem e darem sua opinião.
Portanto, não dá para negar a nova tendência da sociedade contemporênea.Esta prioriza o "contato" com várias pessoas através da internet.Prova disso é o impressionante crescimento da quantidade de comunidades virtuais.
Através das interações e comunicações em rede, vai se construindo o conhecimento e a partir daí, surgem as aprendizagens de forma colaborativa e reflexiva.
E este fato, está ocorrendo entre nós cursistas, que de forma colaborativa, criamos nossa comunidade, visando trocas de saberes e aperfeiçoamento de nossa prática pedagógica.
Desta forma, acredito que a partir desses novos conhecimentos, mudaremos nossas formas de agir, pensar e se comunicar e também proporcionaremos a nossos alunos, oportunidades de aprendizagens, através de comunidades virtuais( sendo estas comunidades,organizadas em nossas escolas), pate-papo via msn, pesquisas , trabalhos em grupos ou individual.


sexta-feira, 19 de setembro de 2008

GLOBALIZAÇÃO E MULTICULTURALISMO

DISCURSÕES SOBRE A ATIVIDADE RIPE



O tema Globalização e Multiculturalismo que assistimos em um vídeo neste encontro do dia 19/09/08, nos faz refletir sobre vários aspectos relacionados as mudanças de atitudes em que muitas vezes não estamos preparados para fazer parte.
A partir disso, podemos discutir sobre o ponto de vista de cada um a respeito deste tema.
Vimos que tudo está interligado e que se mistura, ou que deveria ser assim.
Parece-nos complexo a idéia de globalização.Parece que é coisa de outro mundo e que não fazemos parte e de que está muito distante de nós.Mas se pararmos para pensar, chegaremos a conclusão de que está mais próximo do que imaginamos.
O mundo gira em torno de nós e nós giramos em torno dele.As informações chegam mais rápido e de repente mudamos nossos pensamentos.
Esta tal de globalização que deveria unir povos com objetivos comuns, muitas vezes distância e observamos que os interesses comuns falam mais alto.O capitalismo toma conta e assola os menos providos, então aparece as misérias que assolam o mundo.
Precisamos lutar por uma globalização mais humanizada.Lutar por políticas públicas que venham mudar esta situação.

Por outro lado,existe o multiculturalismo, onde observamos as mudanças de comportamentos e atitudes e muitas vezes se mistura as culturas e temos a impressão de que não há diferenças entre os povos.Muito embora, ainda haja discriminações e preconceitos.
Mas com tudo isso,o que vale é sabermos que somos serem humanos propícios as mudanças e abertos ao novo.




ELEIÇÕES 2008




VEREADOR PASCOAL-"UMA QUESTÃO DE CIDADANIA"


UM MANDATO POPULAR




Conhecido pelas lutas por melhores condições de trabalho para os trabalhadores e trabalhadoras do comércio de Irecê e região, PASCOAL MARTINS tem se destacado na câmara de vereadores pelas sua coerência e pela constante batalha por uma sociedade mais justa.
PASCOAL foi um dos fundadores e o primeiro presidente do SECIR( Sindicato dos Comerciários)e, ao afastar-se da direção do Sindicato, deixou, entre tantas conquistas, o reconhecimento da legalidade da entidade e sua sede própria, espaço de lazer e interação para os comerciários.São dez anos de um mandato atuante, demostrando que um representante da população deve, antes de qualquer coisa, combater as injustiças e promover a igualdade, em todos os aspectos.É por tantas características que a permanência de PASCOAL na câmara é uma questão de cidadania!Conheça o trabalho de PASCOAL e junte-se a nós na defesa desse mandato que é de todos!






COMPROMISSO COM A SOCIEDADE




MOMENTOS MARCANTES DO MANDATO DO VEREADOR PASCOAL






* Luta pelo Reajuste Salarial dos Comerciários

*Campanha pela lei dos 20 minutos nos bancos

*Iluminação pública do Estádio Joviniano Dourado Lopes

*Luta pela instalação do PROCON

*Combate constante aos aumentos abusivos do gás de cozinha

*Através da intermediação e das Emendas Parlamentares do Deputado Daniel Almeida(PC do B) , Pascoal conseguiu implantar o Programa Segundo Tempo que atende 1600 crianças da Rede Municipal

*Dezenas de proposições, projetos de lei, audiências públicas e sessões especiais

*Intervenção de Pascoal, junto às autoridades em âmbito Nacional para a instalação do Ponto de Cultura do SECIR, entre outas muitas ações desenvolvidas pelo vereador PASCOAL MARTINS




PALAVRA DO VEREADOR PASCOAL MARTINS



" ESTOU HÁ MAIS DE VINTE ANOS NO EXERCÍCIO DA POLÍTICA. ENORMES DESAFIOS E LUTAS FORAM TRAVADAS. SINTO-ME PORTANTO CREDENCIADO PARA MAIS UMA BATALHA ELEITORAL.

CONTO COM VOCÊ QUE É LIVRE E DECENTE NESTA CAMINHADA PARA JUNTOS CONSTRUÍRMOS A CIDADANIA."




VOTE PASCOAL- VEREADOR DA CIDADANIA 65123 (PC do B)

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

ATIVIDADE RIPE- TEXTO JORNALÍSTICO


TABULEIRO DIGITAL





A revolução tecnológica tomou conta de várias pessoas, onde observamos a cada dia, a procura de novos conhecimentos em relação à era digital.
Uma realidade visível aos nossos olhos são os tabuleiros digitais, implantados na Bahia, da parceria do Governo com a Petrobrás, onde está proporcionando a muitas pessoas o acesso a Internet e principalmente uma troca de saberes virtuais.

Assim como os tabuleiros de acarajé nos enche a boca d'água,o tabuleiro digital abre nosso apetite para novas experiências desta nova cultura.

Sabemos que são poucos que tem acesso a essa nova tecnologia e desta forma sentem-se excluídos.Mas, esta realidade está mudando, pois com este projeto, a cada dia aumenta o número de pessoas que estão procurando este espaço, apesar de que este número ainda não é tão significativo, haja visto que o ideal seria todos estarem fazendo parte deste mundo digital.

A inclusão digital comporta várias reflexões.Paulo Cesar Oliveira, do site do Projeto Sofware Livre-Bahia, por exemplo salienta:"Se há de fato, uma exclusão digital acontecendo, que possibilidades teremos para minimizá-la ou superá-la, além das iniciativas de inclusão digital em vigor, no contexto social, político e econômico da sociedade contemporânea."

Aqui em Irecê,podemos observar bem de perto, os reflexos do processo de inclusão digital, através do Tabuleiro.Este projeto idealizado pela Prefeitura e a UFBA, deu-se início com o Curso de Formação de Professores em Pedagogia (2004) e se abrangeu a maioria da sociedade, e cada vez mais na vida cotidiana, o que permite, entre outras vantagens, o acesso das pessoas a um volume cada vez maior de informações.

O interessante é que professores e professoras estão se interligando através de redes, tendo acesso a esse mundo de informações.

Podemos observar isso através da revolução que está acontecendo com os cursista em pedagogia da UFBA-Irecê (2008), que através de redes de comunicação digital, estão utilizando o Tabuleiro Digital de forma intensiva, seja para abrir e.mail, blogs, mas principalmente para estarem interagindo através do moodle, realizando atividades da UFBA ,como discursões e reflexões sobre cada tema abordado em cada encontro.

Neste espaço, podemos observar o envolvimento dos que tem acesso, seja num bate-papo via msn, troca de informações através do orkut ou enviando e.mail.

Com tanta tecnologia, o ideal seria, incerí-la muito mais nos espaços pedagógicos, visando um novo processo de educação, contribuindo assim com a instalação de ambientes de formação e desenvolvimento da cultura digital, onde professores e alunos possam cada vez mais descobrir formas e maneiras de utilizá-la como mais um produto tecnológico educativo.

Já imaginaram a possibilidade de todos os educandos, estarem fazendo uso destas máquinas?

Quanta coisas poderiam serem feitas, inventadas e descobertas!!!










quarta-feira, 10 de setembro de 2008

GELIT- FABRÍZIA


A MENINA QUE ROUBAVA LIVROS

Estar no Grupo de Estudo Literário, onde opitei por trabalhar com o livro "A menina que roubava livros", acredito que foi uma opção que está valendo a pena, pelo simples fato de ter Fabrícia com orientadora destes nossos encontros.
A história da Alemanha Nazista, sempre foi complicada de se entender, principalmente pela forma que nos foi ensinada.Agora com a leitura deste livro, podemos ter uma compreensão da dimensão dos fatos que ocorerram durante aquele período.
Também, só em perceber o desejo que Liesel tinha em estar sempre lendo, não importando o tipo de leitura, ou como adquiria os livros, nos encentiva muito a criar também este hábito.

Estou adorando este livro, e a cada página que leio, fico anciosa para ver o desfeixo que se dará esta história.