terça-feira, 8 de junho de 2010

GEAC-Diário de Ciclo

Os cinco sentidos- Tato

É pelo toque que temos as sensações de frio, quente, seco, molhado, percebemos as texturas, formas, volumes e até testamos o coração. O toque nos faz sentir o tato, um dos cinco sentidos humanos, que tem a pele, o maior órgão do corpo, como responsável. O tato tem um caráter de proximidade, por isso desperta tanto sensações físicas como emocionais.
Pensando nisto, é que resolvi observar minhas atitudes, meus atos e tatos durante este dia em relação a tudo que viesse fazer que envolvesse o uso deste sentido durante este dia.
O dia foi proposital para minha narração, pois sabia que neste dia teria muitas coisas para relatar.
Hoje, domingo nove de março de dois mil e dez, comemoramos o dia das mães. Uma data tão especial, apesar de todos os dias serem dia das mães. Mas, parece que neste dia, a magia toma conta de todos e procuramos dar o melhor que temos de nós, para fazer com que este dia seja realmente mágico.
Para uns é dia de festa, enquanto para outros é de melancolia e tristezas pelas perdas e desencontros que esta vida nos proporciona.
A utilização deste sentido neste dia especial começou logo cedinho, ao despertar para mais um dia, onde juntando minhas mãos, pude agradecer a Deus por nos ter proporcionado a graça de estarmos vivos e com saúde. Depois, sua utilização foi para fazer a higiene íntima. Logo após, comecei a preparar um bolo de milho e um sanduíche gratinado, pois havíamos combinado de fazermos um café da manhã entre família e cada integrante da família ficou responsável de prepara uma espécie de comida.
É interessante relatar o tipo de comida que preparei, porque aí que entra a utilização do tato, pois sem ele, ficaria impossível desenvolver esta atividade.
Para começar a utilizar este sentido, precisei pegar as receitas, separar os ingredientes e depois preparar os alimentos. Ao preparar o sanduíche, quando misturei os ingredientes, pude sentir suas diferentes texturas. Logo após estarem preparados, ao tirá-los do forno, pude senti a sensação térmica, procurando ter cuidado para não me queimar. Posso dizer que o cheirinho e o gosto estavam maravilhosos.
Durante este dia, outras coisas me levaram a usar o tato, entre elas, a ajuda no preparo do almoço e sobremesas. Mas o que mais gostei, foi quando recebi vários abraços de felicitações pelo dia das mães e principalmente, quando minha filha abraçou-me carinhosamente e entregou-me um rosa. Neste momento, não teve como usar somente um dos sentidos, mas sim, usar os cincos.

Nenhum comentário: