terça-feira, 8 de junho de 2010

Refletindo sobre leitura

“Cada livro, cada página, frase ou palavra é uma chave para o conhecimento. Portanto, estimular alguém a exercer o prazer de ler é estimulá-lo a se emocionar e a descobrir novas idéias.”
(Martinéz, 1998)


O que é ler?


Ler é uma atividade significativa e essencial ao ser humano. O ato de ler permite a pessoa criar e recriar situações corriqueiras, que, quando passadas para o papel em forma de escrita, contemplam toda a sua grandeza e significado no aprendizado.
A leitura proporciona momento em que se descobre a beleza de poder adentrar em mundos diferentes como um passe de mágica, deixando um pé no mundo real e o outro no mundo da ficção.
Ler é exercitar os olhos e a mente, a memória e a imaginação, a nossa capacidade de falar e escrever.
A leitura é um meio que deve nos permitir fazer algo concreto.


Para que ler?
É interessante ler para obter uma informação precisa, ou seja, quando pretendemos localizar algum dado que nos interessa.
Também, ler para seguir instruções, seja para obter as instruções de um jogo, as regras de uso de um determinado aparelho, a receita de uma torta, as orientações para participar de uma oficina de experiências, etc.
Ler para obter uma informação de caráter geral. Esta leitura fazemos quando queremos saber de que trata um texto, saber o que acontece, ver se interessa continuar lendo.Lemos pra aprender quando a finalidade consiste de forma explícita em ampliar os conhecimentos de que dispomos a partir da leitura de um texto determinado.
São vários os motivos que nos leva a ler, mas digo, que ler somente, não será suficiente para atender as necessidades do próprio individuo, pois o que mais interessa é a interpretação do que é lido.
Só quando há compreensão dentro de um contexto e uma clara interpretação do que foi lido, aí, sim, podemos considerar que houve uma leitura e que estamos diante de uma leitor de verdade.

Nenhum comentário: