segunda-feira, 19 de outubro de 2009

SEMINÁRI0 DE ABERTURA DO CICLO III

CICLO III

Quem diria, estamos participando de mais um Seminário de Abertura e desta vez, do Ciclo III! Ou seja, metade do curso, como enfatizou nossa coordenadora Andréia.
E como não poderia ser diferente, fomos recebidos com mais novidades. Desta vez, ornamentaram os espaços de forma bem criativa. O chão estava repleto de frases com fragmentos de músicas e na parede, um desenho de uma árvore com a seguinte pergunta: “Onde você se encontra neste curso?”. Teríamos que colocar nossos nomes no local no qual achávamos que nos encontrávamos no curso.
Eu vi o desenho de uma tábua no meio do tronco e coloquei meu nome neste lugar, porque ao refletir sobre minha atuação no ciclo anterior a qual minha participação não foi suficiente (por vários motivos), achei que estaria não na corda bamba, mas na tábua bamba. Por outro lado, vejo-me mais confiante, onde estou compreendendo mais os objetivos do projeto UFBA-Irecê.
Bom, depois de refletir um pouco sobre minha posição no curso, deu-se início ao seminário.
Primeiro realizaram um dinâmica do Transcinema, ou seja, imagens refletidas nos corpos (caleidosvirtus).
Ficamos sabendo que o primeiro lugar a ser utilizado este método foi em Nova York, segundo a cidade de Tapiramutá e agora em Irecê. Muito legal esta dinâmica.
Em seguida, ouvimos a palestra da professora Roseli Sá sobre A Pedagogia ao longo do tempo, trazendo alguns marcos da Educação, sob diversos enfoques, a produção de teorias pedagógicas e sua ressonância na concretude dos processos educativos, onde deixa claro que todas as pessoas que fazem pedagogia deveriam se aprofundar nestes estudos.
Sei dizer, que muitos cursista (inclusive eu), não queriam pegar esta atividade no Grupo de Estudos Acadêmicos (GEAC), por achar muito complicado o entendimento dos assuntos.
Logo após, partimos para a degustação das atividades, de forma bem dinâmica e interessante, onde teríamos que descobrir através de sons, imagens, do tato e outros métodos, do que se tratavam cada atividade.
E desta forma, partimos para a escolha das atividades as quais resolvemos desenvolver durante o ciclo.
Adorei saber, que desta vez nos ofereceram atividades voltadas para Educação Infantil e Educação Especial. Duas áreas ao qual me identifico muito.
Com as atividades escolhidas, sei que muito trabalho teremos para frente. Mas também sei que valerá apena.

Um comentário:

José Nildo disse...

Cara colega Mari, eu também fiz uma reflexão sobre o meu desempenho no cíclo II.Realmente, foi uma excelente dinâmica que podemos levar para a nossa sala de aula, com o obtjetivo de fazer com que os alunos façam uma auto avaliação sobre algum conteúdo.
E agora, é contagem regressiva para o seminário de encerramento do ciclo III.