sexta-feira, 19 de setembro de 2008

GLOBALIZAÇÃO E MULTICULTURALISMO

DISCURSÕES SOBRE A ATIVIDADE RIPE



O tema Globalização e Multiculturalismo que assistimos em um vídeo neste encontro do dia 19/09/08, nos faz refletir sobre vários aspectos relacionados as mudanças de atitudes em que muitas vezes não estamos preparados para fazer parte.
A partir disso, podemos discutir sobre o ponto de vista de cada um a respeito deste tema.
Vimos que tudo está interligado e que se mistura, ou que deveria ser assim.
Parece-nos complexo a idéia de globalização.Parece que é coisa de outro mundo e que não fazemos parte e de que está muito distante de nós.Mas se pararmos para pensar, chegaremos a conclusão de que está mais próximo do que imaginamos.
O mundo gira em torno de nós e nós giramos em torno dele.As informações chegam mais rápido e de repente mudamos nossos pensamentos.
Esta tal de globalização que deveria unir povos com objetivos comuns, muitas vezes distância e observamos que os interesses comuns falam mais alto.O capitalismo toma conta e assola os menos providos, então aparece as misérias que assolam o mundo.
Precisamos lutar por uma globalização mais humanizada.Lutar por políticas públicas que venham mudar esta situação.

Por outro lado,existe o multiculturalismo, onde observamos as mudanças de comportamentos e atitudes e muitas vezes se mistura as culturas e temos a impressão de que não há diferenças entre os povos.Muito embora, ainda haja discriminações e preconceitos.
Mas com tudo isso,o que vale é sabermos que somos serem humanos propícios as mudanças e abertos ao novo.




Nenhum comentário: