domingo, 21 de setembro de 2008

COMUNIDADES VIRTUAIS



O desenvolvimento das tecnologias trouxe novas formas de socialização, mesmo que tal socialização não seja face- a- face presencial.
Comunidades virtuais, são grupos de pessoas que se interagem através do uso de tecnologias. Tecnologias essas que estão intrínsica aos meios de comunicação.
Nas comunidades virtuais, os participantes criam novos modos de analisar a realidade, mudando os estilos convencionais, tendo o aparecimento de novas comunidades e culturas.
Destacam-se entre elas, os blogs e os sites de relacionamentos. Dentre este último podemos citar o ORKUT. O mesmo virou febre em todo o mundo e principalmente aqui no Brasil, onde alcançou a inclível marca de 20 milhões de usuários.
Os blogs são a versão moderna dos antigos diários. Neles inúmeras pessoas contam a quem quiser saber, histórias íntimas, engraçadas, tristes,etc.Permitem ainda aos leitores comentarem e darem sua opinião.
Portanto, não dá para negar a nova tendência da sociedade contemporênea.Esta prioriza o "contato" com várias pessoas através da internet.Prova disso é o impressionante crescimento da quantidade de comunidades virtuais.
Através das interações e comunicações em rede, vai se construindo o conhecimento e a partir daí, surgem as aprendizagens de forma colaborativa e reflexiva.
E este fato, está ocorrendo entre nós cursistas, que de forma colaborativa, criamos nossa comunidade, visando trocas de saberes e aperfeiçoamento de nossa prática pedagógica.
Desta forma, acredito que a partir desses novos conhecimentos, mudaremos nossas formas de agir, pensar e se comunicar e também proporcionaremos a nossos alunos, oportunidades de aprendizagens, através de comunidades virtuais( sendo estas comunidades,organizadas em nossas escolas), pate-papo via msn, pesquisas , trabalhos em grupos ou individual.


4 comentários:

Bonilla disse...

Olá Mari,
Realmente, os blogs são versões modernas dos antigos diários, mas, mais que isso, hoje os blogs são utilizados para reflexões sobre os mais diversos temas (por exemplo, estamos aqui refgletindo sobre comunidades virtuais); o jornalismo contemporâneo, os pesquisadores, os professores, vêm utilizando cada vez mais os blogs. Ou seja, a função original se transformou. Hoje os blogs servem para os mais diferentes propósitos...

brisa disse...

Oi colega,
Mesmo fazendo o mesmo curso não nos conhecemos pessoalmente,porém podemos compartilhar nossos conhecimentos e aprendizados via ON-LINE, um dos da nossa formação. Gostei do seu comentário a respeito de COMUNIDADES VIRTUAIS, concordo com seu parecer a respeito do mesmo.Estamos vivenciando dia-dia essa inclusão digital.
É complicado invadir o território dos outros, porém é preciso.
Estamos juntas nessa jornada...
Brisa

bete disse...

Com certeza Mari as aprendizagens seriam ampliadas mesmo porque o mundo virtual facinam as crianças e como elas tem a facilidade de lidar com essas ferramentas.É fantástico! Enquanto o tabuleiro digital não chega até ás nossas escolas teremos que usar da criatividade usando diferentes recursos para cada vez mais
ampliar o processo da aprendizagem.

Sule disse...

Oi Mari1 Estamos visitando os blogs de vocês novamente, para acompanhar o caminhar de vocês na atividade Oficina de Computação.
Gostei da tua reflexão, no entanto, senti falta de uma articulação com tuas leituras... Trazer os autores para dialogar contigo...
Entenda esse exercício como fundamental para para tua formação.Além disso, enquanto Professoras que tem acompanhado o caminhar de vocês um pouco de longe, não temos como evidenciar se os textos foram estudados ou lidos se eles não estiverem expresso em tuas produções, e não é apenas trazer os autores! É sim, articular, dialogar, mostrar o que a Mari entendeu e como pode trazer para fundamentar esse entendimento com os autores.
Compreenda a necessidade de começar a articular teus estudos com tuas reflexões, pois esse processo tanto na atividade Oficina de computação quanto nas outras atividades, tem como finalidade estimular professores produtores, autores e co-autores de conhecimento e cultura. E os textos que indicamos para leituras não estão imerso no contexto de formação de vocês apenas para ser "mais um no meio da multidão". A única forma que temos como perceber as leituras e estudos de vocês é quando os trazem para reflexão...
Vamos em frente... Estamos apenas no primeiro ciclo, temos muito a trocar, a aprender e a viver!
Bjinhos
Sule