segunda-feira, 6 de outubro de 2008

ATIVIDADE RIPE

DESCONECTADOS


Por mais tecnologias avançadas, fazendo parte do nosso dia-dia, observamos que se não tivermos compreensão do seu uso, com certeza de nada valerá apena.
Lendo o texto "Desconectados", da revista Veja, pude ter uma clareza das idéias que fazia sobre o uso dos computadores nas escolas, onde o que era para ser mais um instrumento pedagógico, vira mais uma diversão entre os alunos.
O que nos leva a perceber que de fato nós professores estamos despreparados para o uso deste instrumento.
A prova disto é que nas atividades RIPE e Oficina da Computação , muitos de nós tivemos que aprender a como utilizá-lo e a dificultade está sendo enorme para compreender o seu uso, que não chega nem perto do que as crianças conseguem em pouco minutos de acesso.
O que nos adianta várias máquinas em nosso espaço pedagógico, se não há capacitação para lidarmos com elas.
Então,o ideal seria os professores receberem treinamentos ou fazer como no Chile que contrata especialistas encarregados de organizar bibliotecas de Softwares e orientam os professores sobre como aplicá-los em sala de aula.
Seria interessante também se nossos alunos já tivessem capacidades para diferenciar o seu uso nos momentos devíduo, sabendo separar quando e como usá-lo na escola ou em outro período, fazendo assim um bom uso para pesquisas, projetos pedagógicos e muitas outras vantagens que o computador nos proporciona.
Sabemos que todo o uso que vinhermos a fazer na escola destas máquinas, tem que ter a intervenção do professor para que não fique uma coisa solta ou sem sentido.
Mas, apesar dos prós ou dos contras, a realidade é que não podemos simplesmente fazer de conta que não fazemos parte desta nova cultura.

3 comentários:

Sule disse...

Oi mari!
Vc traz um boa reflexão. O que me deixa feliz é que já começa a perceber essa importancia de cobrança que fazemos tanto na atividade de Oficina de computação quanto no Ripe.
Agora, para dialogarmos um pouco: entendo que não basta "treinar os professores", e por entedermos isso, que vcs estão no processo de formação se aproximando das potencialidades das tecnologias. A idéia é que percebam que não basta treinamento, se no final os professores vão subutilizar as potencialidades e possibilidades das TIC. Lembra do filem que vimos na palestra com Bonilla? Da tecnologia ou metodologia?
Outro ponto, é: a criança se deixar ela vai fazer uso daquilo que apenbas a interessa: os jogos, as salas de bate-papo, etc... Não que isso não tenha aprendizagem, tem sim! E muita! E vcs enquanto professores, irão mediar esse processo, mostarndo e trabalhando junto com eles, trocando, aprendendo!
Ainda temos muito que conhecer e discutir1
bjinhos
Sule

dulce disse...

Olá Mari.
Realmente o texto Desconectados traz uma boa discusão sobre os computadores na sala de aula.Eu não diria que ter a máquina atrapalha os estudantes . Eles aprendem rapidamente lidando com esse suporte.Daí se pensar no professor como mediador,já que não recebemos treinamento e nem temos computador nas nossas salas,temos que vestir a camisa e trabalhar com o que temos. No caso os computadores do tabuleiro, e não deixar que a realidade do nosso município se transforme na realidade dos estados que foram conpemplados com as máquinas.
você não concorda com esta idéia?
voltemos a falar sobre o assunto

Beijos

Dulce

DERISVAL S.S ROCHA IRECÊ BAHIA BRASIL. disse...

Pois é mari, as formas de comunicação vêm passando por grandes transformações a fim de melhorar a vida das pessoas, sendo uma necessidade humana cada vez mais forte, nós professores sabemos disso mais o que falta pra gente e treinamento para aprendermos a manuseia o computador na sua forma correta e capacitação para estarmos seguros na hora de pasar esses conhecimentos para os nossos alunos.