segunda-feira, 27 de outubro de 2008

ATIVIDADE RIPE- DISCURSÃO SOBRE O TEXTO

A nova relação com o saber
PIERRE LÉVY






O texto nos trás uma reflexão sobre os sistemas de educação e formação na cybercultura.
Está acontecendo grandes reformas dos sistemas de educação e formação.
O que acontecia só nas universidades com aulas presencias, está mudando-se para o aprendizado aberto à distância(AAD).
Realmente a humanidade caminha para uma nova forma de educação, que seria o aprendizado coletivo, ou seja, através das redes de informações, já está se mudando o modo de estudar.
As universidades já estão repensando seus métodos de avalições para que as pessoas possam ter acesso ao nível superior, sem passa por aqueles famosos vestibulares. Claro, que ainda deverão ser implantados muito mais universidades, garantindo assim o acesso a todos.
Segundo Pierre Lévy no texto Educação e Cultura- "A nova relação com o saber"
[...]"Assim sendo, torna-se necessário duas grandes reformas dos sistemas de educação e formação.
Primeiro, a adaptação dos dispositivos e do espírito do aprendizado aberto à distância(AAD) no cotidiano e no ordinário da educação."
Podemos observar que de fato, essa transformação está ocorrendo em todo o Brasil e cada vez mais as pessoas estão atrás de formação,através deste novo estilo de pedagogia que favorece este aprendizado em rede.
Observamos que esta nova formação, está passando por um enorme crescimento quantitativo, como qualitativo.
Estamos presenciando esta mudança de educação aqui em nossa cidade, através do curso de Pedagogia do Projeto Irecê,desenvolvido pela Ufba com a parceria da Prefeitura Municipal, onde obtemos aulas semi-presenciais.E realmente adquirimos capacidades referentes ao nível acadêmico.


Um comentário:

Sule disse...

Isso mesmo Mari... Você pegou bons pontos para reflexão e articulação com seu contexto é essencial...Fazer as leitura e articular com suas vivências, que são próprias...
Parabéns...
Bjinhos
Sule