sexta-feira, 12 de setembro de 2008

ATIVIDADE RIPE- TEXTO JORNALÍSTICO


TABULEIRO DIGITAL





A revolução tecnológica tomou conta de várias pessoas, onde observamos a cada dia, a procura de novos conhecimentos em relação à era digital.
Uma realidade visível aos nossos olhos são os tabuleiros digitais, implantados na Bahia, da parceria do Governo com a Petrobrás, onde está proporcionando a muitas pessoas o acesso a Internet e principalmente uma troca de saberes virtuais.

Assim como os tabuleiros de acarajé nos enche a boca d'água,o tabuleiro digital abre nosso apetite para novas experiências desta nova cultura.

Sabemos que são poucos que tem acesso a essa nova tecnologia e desta forma sentem-se excluídos.Mas, esta realidade está mudando, pois com este projeto, a cada dia aumenta o número de pessoas que estão procurando este espaço, apesar de que este número ainda não é tão significativo, haja visto que o ideal seria todos estarem fazendo parte deste mundo digital.

A inclusão digital comporta várias reflexões.Paulo Cesar Oliveira, do site do Projeto Sofware Livre-Bahia, por exemplo salienta:"Se há de fato, uma exclusão digital acontecendo, que possibilidades teremos para minimizá-la ou superá-la, além das iniciativas de inclusão digital em vigor, no contexto social, político e econômico da sociedade contemporânea."

Aqui em Irecê,podemos observar bem de perto, os reflexos do processo de inclusão digital, através do Tabuleiro.Este projeto idealizado pela Prefeitura e a UFBA, deu-se início com o Curso de Formação de Professores em Pedagogia (2004) e se abrangeu a maioria da sociedade, e cada vez mais na vida cotidiana, o que permite, entre outras vantagens, o acesso das pessoas a um volume cada vez maior de informações.

O interessante é que professores e professoras estão se interligando através de redes, tendo acesso a esse mundo de informações.

Podemos observar isso através da revolução que está acontecendo com os cursista em pedagogia da UFBA-Irecê (2008), que através de redes de comunicação digital, estão utilizando o Tabuleiro Digital de forma intensiva, seja para abrir e.mail, blogs, mas principalmente para estarem interagindo através do moodle, realizando atividades da UFBA ,como discursões e reflexões sobre cada tema abordado em cada encontro.

Neste espaço, podemos observar o envolvimento dos que tem acesso, seja num bate-papo via msn, troca de informações através do orkut ou enviando e.mail.

Com tanta tecnologia, o ideal seria, incerí-la muito mais nos espaços pedagógicos, visando um novo processo de educação, contribuindo assim com a instalação de ambientes de formação e desenvolvimento da cultura digital, onde professores e alunos possam cada vez mais descobrir formas e maneiras de utilizá-la como mais um produto tecnológico educativo.

Já imaginaram a possibilidade de todos os educandos, estarem fazendo uso destas máquinas?

Quanta coisas poderiam serem feitas, inventadas e descobertas!!!










Um comentário:

Gicélia disse...

Legal seu texto Mary,
Ao realizar essa atividade percebemos o grande avanço tecnológico em nossa cidade. Essa divulgação é necessária para despertar nos distritos e outras cidades vizinhas o desejo pelos programas oferecidos através de políticas do governo. Sem dúvidas, esse avanço mostra que estamos bem adiante de outras localidades do nosso estado, do nosso Brasil. Vejo que precisamos divulgar mais e mais esse projeto tabuleiro digital para que que outros governantes tomem iniciativas e povoem suas localidades com a inclusão digital!

Bjus: Gicelia