domingo, 15 de novembro de 2009

ATIVIDADE DE ALFABETIZAÇÃO

Na atividade de Alfabetização II,aprendemos sobre as propriedades da leitura.Havia equívocos, onde acreditávamos que existia hipóteses de leitura, mas, a professora Giovana fez-nos compreender que existia as propriedades da leitura, que são elas: propriedades quantitativas (quando a criança não tem o valor sonoro) e qualitativas (quando a criança já tem o valor sonoro).
E baseado nestas explicações, tivemos que realizar uma atividade com os alunos do grupo cinco da professora Gilvaneide Carvalho da Escola Municipal Nossa Infância, onde, através de fichas com nomes de alguns alunos, teríamos que fazer algumas intervenções para que os alunos que estavam tanto com valor sonoro ou sem valor sonoro, pudessem avançar em relação à leitura.
Para mim foi muito desafiadora esta atividade, principalmente por não está na sala de aula, mas por outro lado, facilitou porque já conhecia os alunos.
Realizei a atividade com os alunos que estavam sem valor sonoro. Não houve muita dificuldade porque eles já conheciam os nomes dos colegas que estavam na ficha. Apesar de que haviam nomes parecidos e uma aluna confundiu os nomes e a partir daí pude fazer intervenções nas quais ela pode descobrir de quem se tratava.
Poder realizar atividades com os nossos alunos na escola a qual trabalhamos, foi muito gratificante, pois já estava fascinada pelo desenvolvimento de muitos deles em relação à escrita e a leitura, onde alguns dos que estão no grupo cinco já estão silábicos alfabéticos e no final do ano provavelmente estarão alfabéticos.
Também, ao realizar esta atividade, podemos favorecer a participação em algumas práticas de linguagem e proporcionar o avanço da compreensão do sistema de escrita.

Nenhum comentário: