domingo, 15 de novembro de 2009

OFICINA DA PALAVRA ESCRITA

TRABALHAR COM GÊNEROS TEXTUAIS

Os Parâmetros Curriculares Nacionais- PCNs (BRASIL, 1998), afirmam que a utilização de gêneros textuais em sala de aula é de fundamental importância, pois os textos organizam-se sempre dentro de certas restrições de natureza temática, composicional e estilística, que os caracterizam como pertencentes a este ou aquele gênero.Deste modo, a noção de gênero, constitutiva do texto, precisa ser tomada como objeto de ensino.
Ao trabalhar didaticamente os gêneros textuais, o professor (a) pode estar pensando em muitas idéias. A maneira de colocar em prática tais idéias é começar um estudo estruturando o planejamento de trabalho que contemple variados gêneros em todas as séries, partindo da Educação Infantil.
Desta forma, escolhi para analisar neste trabalho, as cantigas de rodas por estar muito presente na vida diária de todas as crianças, onde possamos proporcionar situações lúdicas, falando, cantando e brincando.
A música está presente em diversas situações da vida humana e ao se trabalhar com este gênero textual, teremos suporte para atender a vários propósitos, entre eles, a formação de hábitos, atitudes e comportamentos.
A linguagem musical é excelente meio para o desenvolvimento da expressão, do equilíbrio, da auto-estima e autoconhecimento. E o professor entender e respeitar como as crianças se expressa musicalmente em cada fase, é importante para, a partir daí, fornecer os meios necessários ao desenvolvimento de sua capacidade expressiva.
A partir da escolha do gênero para se trabalhar com os alunos, tirarei preposições nas quais eles poderão aprender com este gênero textual.

O QUE AS CRIANÇAS PODEM APREDER COM ESTE GÊNERO

a) Ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros diversos;
b) Brincar com a música;
c) Participar de situações que integrem músicas, canções e movimentos corporais;
d) Perceber e expressar sensações, sentimentos e pensamentos;
e) Participar de brincadeiras e jogos cantados e rítmicos;
f) Desenvolver a memória musical
g) Apreciar obras musicais de diversos gêneros, estilos, épocas, culturas, entre outras

Para se tornar possível as aprendizagens ao se trabalhar com este gênero textual se fazem necessário, respeitar o nível de percepção e desenvolvimento das crianças em cada fase. Também priorizar a possibilidade de desenvolver a comunicação e expressão por meio desta linguagem.
Portanto, pode se escolher trabalhar com projetos ou seqüências didáticas, onde, além de ampliar seu repertório musical, as crianças podem conhecer um pouco mais sobre a canção, que combina música, uma melodia com poesia e a letra.
Particularmente, prefiro projetos, pois desta forma estaremos proporcionando várias aprendizagens em múltiplas áreas de conhecimento.
Esta prática diária deve partir da vontade, das dúvidas e questionamentos espontâneos dos alunos. Por isso, o educador precisa estar de ouvidos abertos para os estudantes para que as crianças se envolvam na forma e no conteúdo desde o início. Projeto é deixar as crianças pesquisarem e usar a curiosidade delas para que elas adquiram conhecimentos.
Trabalhar com projetos permite desenvolvimento de várias competências, pois permite aos alunos: discutir, avaliar, parar para pensar, iniciar, colaborar.

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