domingo, 15 de novembro de 2009

GELIT- ODISSÉIA

A história descrever a vida na casa de Ulisses durante sua ausência entremeada pelas aventuras, dificuldades e provações pelas quais, o herói passa em sua viagem de volta para casa, dez anos depois da Guerra de Tróia.
As histórias fantásticas que compõem as narrativas de Homero e da mitologia grega em geral nos colocam em contato com incríveis aventuras e apresentam não apenas o que podemos considerar como sendo imaginário ou irreal, mas indicativos dos caminhos que nos permitem conhecer um pouco da humanidade, suas crenças, seus medos e seus valores.
Seus principais personagens são:
Zeus – (segundo Homero) filho mais velho de Cronos, é Deus do céu e dos fenômenos atmosféricos. ”Deus dos Deuses” e protetor dos mendigos.
Atena – filha de Zeus e Métis, Deusa da inteligência. Toma Odisseu como seu
protegido, pois para ela ele é o mais inteligente dos homens.
Poseidon – irmão de Zeus, senhor do mar e também dos terremotos e cavalos. Odeia Odisseu, pois esse cega seu filho Polífemos(ciclope).
Calipso – ninfa do mar. Acolhe Ulisses, e quer fazer dele seu marido, chega até lhe oferecer a imortalidade em troca do matrimônio.
Alcínos – rei dos Feácios. Acolhe Ulisses é sua tripulação que o guia para Itáca.
.Telêmaco - filho de Ulisses com Penélope, revoltado pelo abuso dos pretendentes de sua mãe e guiado por Atenas, sai de Ítaca em busca de notícias de seu pai.
Portanto, através de várias dinâmicas trazidas pela professora Rúbia Margareth, conseguimos desenrolar a história, fazendo com quê a cada encontro dos nossos estudos fiquem mais interessantes e de ótimo entendimento.
Eu sempre ficava e ainda fico fascinada pelas histórias da Mitologia Grega e adoro assistir aos filmes. Sempre me imaginava fazendo parte daquele cenário, como se estivesse vivendo naquela época. Portanto, está sendo um prazer estudar um pouco destes mitos.
E o interessante é que poderemos levar para a escola, esta história fascinante, pois já está disponibilizada em uma versão de fácil compreensão para os alunos de educação infantil, mesmo que tenhamos que fazer a leitura para eles.

Nenhum comentário: