segunda-feira, 13 de outubro de 2008

ATIVIDADE RIPE- PORTIFÓLIO DA ESCOLA

CRECHE ESCOLA LIONES

EDUCAÇÃO INFANTIL



A HISTÓRIA DA CRECHE ESCOLA LIONESS




Como a estrutura familiar muda a cada dia que se passa, muitas mães têm que assumir o papel do homem, trabalhando para sustentar seus filhos e suas casas.
E para tanto, precisavam de um lugar para deixarem seus filhos em segurança, havendo também além do cuidar, o educar.
Pensando nisso, algumas mulheres fundaram um clube de serviços filantrópico conhecido com Lions Caraíbas, com o objetivo de construírem uma creche, contribuindo assim com a melhoria da vidas das famílias menos favorecidas, para que as mães pudessem trabalhar com tranquilidade, deixando seus filhos em um lugar seguro e acolhedor.
Começaram então a correr atrás de seus objetivos e ao longo de doze anos, juntamente com a comunidade, foram realizados vários eventos para a construção da tão sonhada creche. Entre estes eventos, destacamos: chás beneficentes, feiras da pechincha, feijoadas e uma grande gincana com a participação de várias escolas do ensino médio e fundamental com o intuito de arrecadar materiais de construção para da início a edificação da creche.Durante esta gincana foram intercaladas tarefas educacionais, culturais e de artes.
Em 1999, a creche foi inaugurada,mesmo sabendo que este espaço não seria suficiente para acolher as crianças da comunidade, haja visto que durante estes doze anos o bairro tinha desenvolvido muito.Sabemos que a Educação Infantil tem uma importância significativa para o desenvolvimento das crianças em todas as suas dimensões: cognitiva, afetiva, corporal e social e para que este processo aconteça é essencial que o espaço físico, os recursos materiais e humanos sejam suficientes e adequados às exigências dos alunos e alunas atendidos( de zero a quatro anos), por isso que há a necessidade de toda a comunidade e os Poderem Públicos estarem envolvidos e compromissados com esta primeira fase da Educação.
Em 2007, a Creche Escola, passou a ser só creche, atendendo só as crianças de zero a três anos, aumentando assim mais um grupo de dois anos e outro de três, ficando com cinco salas ao total.
Podemos afirmar que o trabalho didático na Educação Infantil, principalmente da Creche, desenvolve-se em torno de três componentes que o orientam: o cuidar, o educar e o brincar.
Nesse sentido afirma-se a singularidade da natureza das crianças enquanto sujeitos que sentem e pensam o mundo de forma própria, que estabelecem relações únicas e pessoais desde cedo com o mundo em que vivem e com as pessoas que compartilham o seu espaço.
Nesta creche, sou professora do grupo 1( berçário), há oito anos e me identifico muito com tudo que faço e com meus pequeninos alunos com idade entre oito meses e um ano e meio.


A estrutura da nossa escola



EQUIPE DE GESTÃO


*
DIRETORA: Maria de Luordes Brito Cambuí

*COORDENADORA: Marinês Amador Oliveira
*SECRETÁRIA: Fabiana Ramos dos Santos

TOTAL DE ALUNOS ATENDIDOS: 84


*GRUPO 1: 13

*GRUPO 2 A: 15
*GRUPO 2 B: 17
*GRUPO 3 A: 19
*GRUPO 3 B: 20

DOCENTES:


*Marileide, Zenilde e Cleidiane---------- Grupo 1

*Rosa Amélia, Maria Célia e Gláucia-----Grupo 2A
*Anaclécia, Elza e Jacira ----------------- Grupo 2B
*kaline, Lene e Maíra---------------------- Grupo 3A
*Anaclécia, Cássia e Luordes--------------- Grupo 3B

SERVIÇO GERAL
:


*Silvana, Estela e Marilene


MERENDEIRAS:


*Eva, Iolanda e Nilma


PORTEIRO:


*Cleiton



Na Creche Li
oness, norteamos nossos trabalhos através do Currículo da Rede, dos RCNs e o Projeto Político Pedagógico.Utilizamos como criterios de avaliações, observações constantes e documentadas com produçoes das crianças e relatórios.Desenvolvemos várias atividades como projetos da Horta, Meio ambiente, leitura, faz- de - conta, escrita de pequenos texto pelas professoras, artes, músicas e várias outras, além das brincadeiras individuais e coletivas, proporcionando assim muitas aprendizagens.Entre elas destacamos algumas abaixo:

*Participação em situações que integrem músicas, canções e movimentos corporais
(nosso cantor Matheus)




















* Conhecendo nosso corpo( deitada/ Vanessa, riscando/ Railane- grupo 1)





Nesta atividade, após observação das partes do corpo no espelho, traçamos o contorno no chão, onde íamos colocando as partes que estavam faltando.






Esta é uma atividade de escrita e leitura de quadrinha (Vitória fazendo a releitura e é claro,comendo as pipocas).









Trabalhamos com o projeto horta e como meus alunos são muito pequenininhos,resolvemos semear coentro e cebolinha em uma vasilha na sala para que pudessem observar o seu desenvolvimento.









Do lado, plantação de coentro, na horta,

feito pelos alunos dos grupos 2 e 3.







Desfile da primavera( Kauane vestida de Carmem Miranda)

2 comentários:

Adair disse...

Oi, o seu portifólio esta ficando maravilhoso,as fotos ficaram otimas ao lado da atividade,com o relato de cada uma ,parabéns continue ,que vai ficar 10. bejjjjjjjjjjj.

Sule disse...

Muito bom teu protifólio... Desde a descrição da origem da escola ate os projetos adotados no processo de aprendizagem dos pequenininhos!!!
Parabéns... Penso ser interessante trazer para o teu blog as produções das crianças, os pequenininhos de tres anos, com as releituras, com fotos, enfim,...
bjinhos
Sule