quarta-feira, 29 de outubro de 2008

ATIVIDADE RIPE- Projeto Rádio Infantil

UMA RÁDIO EM MINHA ESCOLA


“O Rádio é um veículo de comunicação de massa capaz de informar, entreter e interagir.”



APRESENTAÇÃO



A escola tem um papel social, que cada vez mais envolve uma participação entre educadores, alunos, pais e sociedade, desenvolvendo um trabalho educativo, criando assim condições para as crianças se reconhecerem, descobrirem e ressignificarem novos sentimentos, valores, idéias, costumes e papéis sociais.Também o desenvolvimento da identidade e da autonomia estão intimamente relacionados com os processos de socialização.
A criança é um ser que nasce com capacidades afetivas, emocionais e cognitivas, e é capaz de interagir e aprender várias formas de comunicação e expressão. Sendo assim, a linguagem é um veículo de comunicação e trazemos a música no contexto da educação infantil, onde vem ao longo da sua história, atendendo a vários objetivos, alguns dos quais alheios às questões própria da linguagem.
Estas canções costumam ser acompanhadas por gestos corporais pelas crianças de forma mecânica e estereotipada.
Ainda que esses procedimentos venham sendo repensados, muitas instituições encontram dificuldades para interagir a linguagem musical ao contexto educacional.
E por acreditar no desenvolvimento destas capacidades, é que pensei no Projeto Rádio Infantil-"Uma rádio em minha escola", sabendo que este seria um veículo de grande atuação social, e sem dúvida que tem um papel importante na transmissão de conhecimentos.
Este projeto possibilitará o desenvolvimento da oralidade, da atenção, da curiosidade e do uso destas tecnologias de forma lúdica, de forma que professores e alunos possam não só serem receptores de informações, mas também serem produtores de produtos multimídias,principalmente para a clientela da Creche Escola Lioness, que são na faixa-etária de oito meses a três anos.


OBJETIVOS GERAIS:

Cantar e ouvir músicas podem ocorrer com frequência e de forma permanente nas instituições.Portanto a Rádio Infantil propiciará as crianças fazerem músicas, por meio da improvisação ou composição, no momento em que estiverem fazendo uso da mesma.Também vivenciar e entender questões relativas a acústica e produção do som.



OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

*Ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros diversos, fontes sonoras e produções musicais;
*Brincar com a música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais;
*Explorar materiais relativos a acústica do som;
*Produzir CD com músicas
*Produzir programas infantis com a intervenção das professoras


PROCEDIMENTOS:

Farei a apresentação do projeto para os professores, direção e coordenação da escola, para que possam participar, opinarem, acrescentarem ou até mudar. Depois,através da conversa em rodinha, procuraremos reconhecer os conhecimentos prévios dos alunos(as), para sabermos o que entendem sobre a rádio; se escutam em casa e o que escutam.Levaremos fotos, figuras, aparelho de som e um microfone com caixa acústica, para que possam ouvir músicas ou a voz do locutor, fazendo assim com que entendam um pouquinho como funciona a rádio.Logo em seguida, falaremos sobre o projeto de implantação de uma rádio em nossa escola e saber se eles sabem o que será necessário de materiais para produzirmos nossa rádio. Em seguida, providenciaremos a aquisição dos materiais, para darmos início a produção dos programas infantis, onde cada sala ficará responsável pela produção do programa. Durante a recreação, o colega Cleiton que é o porteiro da escola, ficará responsável pela transmissão de músicas, tornando assim este horário mais lúdico.

MATERIAIS QUE SERÃO UTILIZADOS:

*Mesa de som

*Caixas de som

*Fios

*Computador

*Microfones

Um comentário:

Sule disse...

Otimo Mari!!!Gostei muito do projeto... Percebo que talvez seria interessante para o conetxto da sua escola, em que as crianças são muito pequenininhas, que o projeto estivessse com o objetivo maior de envolvimento e apropriação das tecnologias pelos professoes, funcionários... A idéia de abrir a escola, a radio para a comunidade, muito dessas crianças tem irmãozinhos maiores, e trazer essas crianças para produzirem junto com vocês!!!Pensar a radio não apenas na escola e para escola, e sim, na escola, para escola, para a coimunidade, para todos!!!
Parabéns
Bjinhos
Sule